Projeto Arte no berçário – Educação Infantil

 TEMA: Brincando e criando através da ARTE

JUSTIFICATIVA:

A criança desde cedo nos convida a descobrir e a experimentar o mundo, o meio que nos cerca. Aquilo que não podem explicar com palavras, expressam através dos sentimentos, ações, e principalmente através da imaginação e das brincadeiras. Nisto, a criança como um ser curioso, explorador, corajoso e aventureiro encontra-se numa condição essencial do ato de criar, uma arte não como qualquer outra, mas uma arte de significados e experiências riquíssimas para sua constituição como sujeito.

Para tanto, torna-se imprescindível criar possiblidades para que elas possam ampliar seus horizontes, seus conhecimentos, suas experiências, e principalmente seu pensamento crítico e criativo quanto as coisas que lhe rodeiam.

Portanto, nossa proposta é proporcionar aos pequenos diferentes sensações, com diferentes materiais, em lugares e espaços diversificados, ampliando seu repertório de conhecimentos e aprendizagens, através da brincadeira como parte do ato de criação. De modo que possam explorar seus próprios limites (corpo), e sentimentos, deixando aflorar as mais diversas linguagens e narrativas, através do simples prazer de fazer ARTE.

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar às crianças atividades que desenvolvam a aprendizagem, a partir do ato crítico e criativo de pensar e experimentar, valorizando a linguagem artística e lúdica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Apreciar e valorizar a arte e o brincar;
  • Explorar o mundo à sua volta;
  • Estimular a percepção visual, e a habilidade de observação;
  • Despertar os sentimentos e as expressões artísticas;
  • Reconhecer a importância das narrativas infantis;
  • Proporcionar diferentes produções artísticas;
  • Ampliar a linguagem artística, oral e o vocabulário;
  • Socializar-se com o meio e com o outro;
  • Experimentar diferentes sensações (sentir, ver, ouvir);
  • Criar e inventar novas artes;
  • Desenvolver o gosto pela arte.

                    METODOLOGIA:

O projeto tem por intuito, possibilitar atividades que promovam explorar diferentes materiais. Considerando isto, as professoras irão propiciar aos alunos, criar e ampliar suas expressões e sentidos através da brincadeira e da Arte. Deste modo, proporcionando construírem significados únicos e pessoais de mundo, através das relações que serão estabelecidas com as diversas atividades.

ELEMENTO DETONADOR:

    O projeto tem como elemento detonador a criação e o imaginário das crianças. Para tanto, as professoras juntamente com a turma irão explorar os materiais da Sala de Oficinas, questionando-os e instigando-os sobre as possibilidades de criar novas coisas com tais materiais ali disponíveis.

ATIVIDADES PREVISTAS:

  • Caligrafia de bebê (tinta preta diluída na água em jornal);
  • Pintura de caverna e arte rupestre (giz e pedras);
  • O menino com o pirulito (rolo de papel e giz);
  • Cavalete (plástico transparente e tinta);
  • Giz colorido (giz de cera colorido e folhas A3);
  • Pintura sobre fundo coloridos (tecido e tinta);
  • Pintura em revista;
  • Páginas amarelas (giz de cera, fita adesiva e folhas);
  • O velho guarda-sol (guarda-sol ou guarda-chuva velho e tinta);
  • O lápis de cor (lápis de cor e papel);
  • A Torre (caixa de papelão, papel pardo, tinta);
  • O rabo rabisca? (rabinho de lã, tinta, papel pardo);
  • Cortar e rasgar (papéis coloridos, tesouras);
  • Velhas almofadas (tecido, tinta);
  • Carvão (papel e carvão);
  • Gravuras de beterraba (beterraba, papel);
  • Aquarela dos bebês (aquarela, papel)
  • Sobre rodas (carrinho, tinta e papel pardo);
  • Pintura com rolo (rolo, tinta, papel);
  • Argila;
  • Entre outros materiais.

DURAÇÃO:

O presente projeto “Brincando e criando através da ARTE” terá como duração de dois meses, a partir do dia 20/06 até o dia 20/08. Podendo haver alteração de período.

SOCIALIZAÇÃO:

A culminância se dará com a visita a um museu de artes, podendo ser a Bienal, juntamente com os pais dos alunos.

AVALIAÇÃO DAS PROFESSORAS:

A avaliação constará de uma permanente ação e reflexão, com uma análise crítica sobre as ações educativas, através das atividades e dos trabalhos realizados, considerando se os trabalhos desenvolvidos, assim como a prática do projeto, trouxeram resultados positivos e melhorias para o ensino- aprendizagem docente e discente.

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS:

A avaliação dos alunos será feita no contínuo desenvolvimento das atividades, sendo registrada com fotos e vídeos a partir das propostas pedagógicas. No término do projeto, serão expostos alguns dos trabalhos na Mostra Pedagógica da escola.

REFERÊNCIAS:

As atividades previstas foram baseadas no seguinte livro:

HOLM, Anna Marie. Baby-Art – Os primeiros passos com a arte. Publicado pelo Museu de Arte Moderna MAM de São Paulo, 2007.

Gostou das postagens? Então compartilhe com seus amigos!

Conheça nossa loja de materiais para professores e pais de alunos na nossa super promoção!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS SOBRE OS 
NOSSOS MATERIAIS

Pode ser pago via cartão de crédito (parcelamos), boleto, transferência bancária e PIX, se tiver dúvidas entre em contato conosco pelo whatsapp (24) 99313-9953, envio é feito na hora.

Você pode gostar de:

Compartilhe: