Projeto Quem sou eu – Identidade

Projeto Quem sou eu – Trabalhando a identidade

JUSTIFICATIVA:

Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a ideia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.

 

OBJETIVOS:

  • Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.
  • Conhecer a história e o significado de seu nome;
  • Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;
  • Construção de outros valores de vida.
  • Aquisição de novas formas de relações.

 

CONTEÚDOS:

CONCEITUAIS:

  • Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.

PROCEDIMENTAIS :

  • Participação em pesquisas.
  • Exploração de retratos.
  • Compartilhar experiências vividas.

ATITUDINAIS:

  • Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar.
  • Respeito e valorização de si próprio e com os colegas.

 

JANELAS:

Linguagem Oral e Escrita:

  • Rodas de conversas,
  • Leitura e escrita do nome,
  • Parlendas,
  • Advinhas,
  • Trava – língua,
  • Histórias.

Matemática:

  • Seqüência numérica,
  • Contagem,
  • Função dos números,
  • Grafia de números,
  • Leitura de números.

Artes:

  • Desenho,
  • Pintura,
  • Recorte e colagem,
  • Modelagem,
  • Apreciação.

Natureza e sociedade:

  • Esquema corporal,
  • Órgãos dos sentidos,
  • Animais de estimação.

Movimento:

  • Circuitos,
  • Brincadeiras,
  • Psicomotricidade.

Música:

  • Interpretar músicas infantis,
  • Ouvir músicas clássicas e populares.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

  • Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”.
  • Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto -retrato.
  • Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos.
  • Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos.
  • Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos.
  • Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes características físicas dos seres humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).
  • Pesquisar os significados dos nomes da turma.
  • Prepara material necessário para desenvolver as sequências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto. (anexas ao projeto).

ETAPAS:

  •  Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”.
  • Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.).
  • Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.).
  • Iniciar as sequências de atividades pela ordem proposta a baixo.

SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES:

  1. Auto – Retrato.
  2. História do Nome.
  3. Atividades com nomes.
  4. Esquema corporal.
  5. Altura e peso.
  6. Órgãos dos sentidos.
  7. Número do sapato.
  8. Animais de estimação.

PRODUTO FINAL:

Álbum Individual e mural coletivo.

Você pode gostar de:

Compartilhe: